Elas andam aí, as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Um pequeno comentário para cada uma delas:
Continente
(27 de Setembro a 16 de Outubro)
Esta cadeia
mantém a colaboração do enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho como
consultor para a sua Feira de Vinhos, denominada “Vinhos 2011”. A apresentação
dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são
destacados alguns vinhos em cada região com pequenas notas de prova. A novidade
deste ano é a possibilidade do consumidor aceder a várias informações sobre o
mundo dos vinhos (regiões produtoras, castas, histórias, etc..) no site do
continente (www.continente.pt) em “Enólogo
Online”. O site oferece ainda um curso de vinhos conduzido por Aníbal coutinho.
A oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada
por vinhos de entrada de gama (anti-crise ou anti-troika, como queiram chamar).
Alguns vinhos têm preço promocional para os clientes com cartão. A legenda da
imagem dos vinhos no catálogo continua (ano após ano) a não conter o ano de
colheita. Como a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, só presencialmente
é que os clientes têm noção do ano de colheita desses vinhos. Quanto a vinhos
fortificados e espumantes, a oferta é relativamente diminuta. Esteja atento que
o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões
vitivinícolas, promovendo descontos adicionais no preço de todos os vinhos dessa
região (constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns
vinhos de gama média nessa altura.
Jumbo (21 de
Setembro a 11 de Outubro)
Sob o título
“Vinhos Portugueses 2011”, a cadeia abandonou a campanha “Leve 6 Pague 5”, que
vigorava já há alguns anos. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos
no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas, alguns vinhos aparecem
destacados mas não há notas de prova. A legenda da imagem dos vinhos no
catálogo também não contém o ano de colheita. A oferta de vinhos do catálogo é
diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa.
Pingo Doce (24 de Agosto a 5 de Outubro)
Esta cadeia mantém-se
fiel à política de propostas dos anos anteriores. Sob o título “Vinhos e Sabores
da nossa terra”, mantém-se a campanha “Leve 6 Pague 5”. A variedade da oferta é
muito semelhante à do Continente e Jumbo mas com preços mais elevados para os
mesmos vinhos. Também aqui, são apresentados vinhos das várias regiões
vitivinícolas e alguns destacados com a respectiva nota de prova. A legenda da
imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita, tal como
acontece no Continente e Jumbo.
El Corte
Inglés (23 de Setembro a 20 de Outubro)
A Feira de
Vinhos, tal como em anos transactos, intitula-se “O Vinho”. A oferta de vinhos
é bastante diversificada situando-se, em termos de qualidade média das
propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Existem textos
introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo
Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova.
Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de
colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do Continente, Jumbo e Pingo Doce. Bem
hajam, por isso. Sem dúvida que se nota um maior cuidado na preparação da
campanha, relativamente à concorrência.
Apesar das feiras de vinhos não serem muito entusiasmantes (já alguns anos que é assim) encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço. Neste particular a lista das boas compras que proporciono no link abaixo, com indicação de preço, local de compra para o preço mais baixo e informação daqueles que, no meu entender, se destacam pela melhor relação qualidade/preço, é mais extensa que a do ano passado. A explicação está no aumento de qualidade geral dos vinhos Portugueses, conseguindo-se beber com qualidade e prazer a preços sensatos. Pelo menos até à alteração do IVA para 23%...
Boas compras
e boas provas.
A razão pela qual os hipers não indicam em geral o ano de colheita é porque não podem garantir um determinado ano: logo que escassear o stock duma dada colheita e o produtor enviar nova remassa, já da colheita seguinte, podem coexistir nas prateleiras durante algum tempo garrafas de duas colheitas diferentes.
ResponderEliminarE se a transição entre o stock de duas colheitas ocorrer durante o período da feira, o hiper começa a feira a vender determinada colheita e acaba a feira a vender a colheita seguinte.
Para o hiper é indiferente porque considera as duas colheitas como sendo o mesmo produto, até porque o código de barras de ambas as colheitas é o mesmo.
Recebi há dias uma encomenda via internet do Jumbo e de duas garrafas dum Regional Lisboa que encomendei, veio uma da colheita de 2009 e outra da de 2010. Em fevereiro fiz uma encomenda do Continente e de 4 garrafas dum Douro, vieram 3 de 2007 e 1 de 2008. O ano passado de 12 garrafas dum Dão, 7 eram de 2006 e 5 de 2007.
Para o hiper isto é normal. No Continente, já cheguei a encomendar um alentejano com a indicação nas notas que só estava interessado se se tratasse ainda da colheita de 2008 e eles enviaram-me uma garrafa da colheita de... 2009! Ou seja estão-se nas tintas para o ano de colheita, querem é vender (é claro que devolvi a garrafa).
Quem não aceitar esta política tem que a) comprar presencialmente, b) encomendar no Corte Inglês (pagando em geral preços superiores) ou c) encomendar indicando nas notas a colheita pretendida e caso não seja atendido esse requesito devolver a(s) garrafa(s) em causa.