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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Feiras de Vinhos Hipermercados 2014




Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Eis o panorama geral:

Continente (23 de Setembro a 12 de Outubro)
A feira denomina-se “Bem-vindo à melhor Garrafeira do País”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região com pequenas notas de prova. Um destaque especial vai para os vinhos de marca própria, a gama Contemporal. Tal como o ano transacto, verifica-se a inclusão dos prémios Uva d’Ouro 2014 (Prémio Excelência e Prémio Região) um concurso que visa premiar a excelência dos vinhos que estão disponíveis na rede de hipermercados do Grupo Sonae. Nas primeiras páginas encontram-se alguns dos vinhos premiados nas duas categorias. A lista completa encontra-se aqui. Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Alguns vinhos têm preço promocional para os clientes com cartão e outros há também para a generalidade dos clientes (com indicação “Super Preço”). Mantém-se a ausência do ano de colheita na legenda da imagem dos vinhos. Como a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente pequena. Esteja atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, geralmente ao fim-de-semana, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de gama média nessa altura. A novidade deste ano é a inclusão nos espaços comerciais de amostras de aromas de típicos de algumas das castas mais emblemáticas. Alguns dos aromas possuem uma intensidade tão elevada que a semelhança com o das castas será mera coincidência… No entanto, aplaude-se a iniciativa.

Folheto Continente
Folheto Continente (online)

Jumbo (22 de Setembro a 08 de Outubro)
A feira denomina-se “Carta de Vinhos”. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados com notas de prova dos respectivos enólogos. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita. No final do catálogo aparecem os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos. Quem está a ser mais que espremido por este governo e bebe vinho como quem bebe água ou cerveja sem pensar muito no que está a beber pode ficar por aqui. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa.

Folheto Jumbo
Folheto Jumbo (online)

Pingo Doce (25 de Setembro a 8 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos, Queijos & Enchidos”. O catálogo está dividido por percentagens de desconto em algumas referências (25%, 35% e 50%). Existe ainda um desconto de 25% no caso de aquisição de um mínimo de 20 € numa selecção de vinhos. A oferta é, contudo, relativamente limitada (menos de 50 referências) com primazia para os vinhos de gama baixa e média/baixa. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita, tal como acontece no Continente e Jumbo. No entanto, todos os vinhos vêm acompanhados de uma pequena nota de prova.

Folheto Pingo Doce
Folheto Pingo Doce (online)

El Corte Inglés (26 de Setembro a 23 de Outubro)
A Feira de Vinhos, tal como em anos anteriores, intitula-se “O Vinho” e é aquela que decorre por um período de tempo mais alargado. A oferta de vinhos é bastante diversificada situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Existem textos introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova. Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem hajam, por isso. Como é habitual, nota-se um maior cuidado na preparação da campanha, relativamente à concorrência. É pena que os anos de colheita apresentados, em muitos casos, não serem os mais recentes. Problema de escoamento de vinhos dos anos anteriores?

Folheto El Corte Inglés
Lamento mas o El Corte Inglés não disponibiliza o catálogo online...

Em conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com indicação de preço e locais de compra. Este ano, além do local de aquisição com o preço mais baixo indico também o preço dos mesmos vinhos na concorrência (desde que figurem nos respectivos catálogos da campanha). Permite ao leitor ter uma ideia da variação de preços do mesmo vinho em superfícies comerciais diferentes. Como vem sendo habitual, a maior parte dos vinhos situa-se abaixo dos 5 euros, o que são boas notícias para o consumidor. Este é também um compromisso meu de fazer sugestões de vinhos que sejam, o mais possível, amigas da carteira…
Uma última chamada de atenção para o facto de haver também muito boas propostas de vinhos a bom preço nas superfícies comerciais e que não constam nos catálogos da campanha. Os mais conhecedores deste meio poderão fazer boas compras “fora do catálogo”. Convido o leitor a consultar também a minha lista de boas relações satisfação/preço. Para quem quiser “outras coisas” já sabe que dificilmente as encontra nos hipermercados e nas minhas listas. Terá que visitar as garrafeiras da especialidade e outras listagens…


Boas compras e boas provas.

Feiras de Vinhos Supermercados 2014 Propostas


1 comentário:

  1. Caro Paulo, mais um ano, mais uma brilhante análise e compilação daquilo que as grandes superfícies resolvem "saldar". Com a "papinha toda feita" resta só pegar no carrinho de compras e meter o cartão a funcionar. Parabéns!

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