Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Vinalies Internationales 2013



O concurso de vinhos Vinalies Internationales 2013 decorreu em Março em Paris, França, Participaram 3.425 amostras neste concurso, organizado pela União dos Enólogos de França. A França foi o país que mais vinhos inscreveu (1512). De seguida ficou a Espanha (260) e Portugal (230). Para avaliação estiveram 137 provadores, de 35 países. Portugal obteve 20 medalhas de Ouro e 48 medalhas de Prata. O prémio maior, o troféu Vinalies, é concedido aos 7 vinhos que conseguiram a melhor pontuação em cada categoria. Infelizmente, nenhum vinho português foi premiado. Eis a lista dos premiados com as medalhas de ouro, com os respectivos links para os produtores:




GENEROSOS (Porto) 

TINTO 



terça-feira, 23 de julho de 2013

International Wine Challenge 2013




Continuando a nossa saga pelos concursos de vinhos, chegou a vez do International Wine Challenge 2013 que este ano teve a sua 30ª edição tendo decorrido em Londres durante o mês de Abril. Estiveram a concurso mais de 10 mil vinhos oriundos de quase meia centena de países e provados por quase 400 provadores do mundo inteiro. Portugal recebeu 57 medalhas de ouro, cerca de 11% do total destas medalhas. Os vinhos generosos foram os mais contemplados. Os prémios maiores do concurso, os International Trophy e os National Trophy foram anunciados no dia 18 de Julho. A Portugal couberam 12 destas medalhas. Segue a lista dos vinhos lusos que obtiveram a Medalha de Ouro com a indicação daqueles que obtiveram, adicionalmente, um Trophy. Os vinhos possuem os respectivos links para os produtores.

 


GENEROSOS (Madeira)

GENEROSOS (Porto)
Marks and Spencer Vintage 2007
MHV Regimental LBV 2007

GENEROSOS (Moscatel de Setúbal)

TINTOS

BRANCOS

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Berliner Wein Trophy 2013 (Fevereiro)



Estamos em época estival e na silly season pouco se pensa em vinhos a não ser uns brancos e rosés para acompanhar uma ou outra refeição. Nesta época vou fazer um intervalo nas mensagens de provas dos vinhos e vou dedicar-me aos principais concursos de vinhos que decorreram este ano. Do concurso mundial de Bruxelas já rezou a sua história neste blogue. Basta clicar aqui. Nas próximas semanas irei referir-me aos restantes. Hoje, dedico-me sobre o Berliner Wein Trophy.
O Berliner Wein Trophy ocorreu em Berlin, em Fevereiro e as milhares de amostras presentes foram avaliadas por mais de 130 jurados internacionais. No total, foram atribuídas 9 medalhas de topo (Premium Berlin Gold) 730 medalhas de ouro (Berlin Gold) e 377 medalhas de Prata (Berlin Silver). Os vinhos portugueses obtiveram duas medalhas Premium Berlin Gold, 42 medalhas de Ouro e 20 medalhas de Prata. Eis a lista dos premiados com as medalhas de topo e de ouro, com os respectivos links para os produtores:



GENEROSOS (Porto) 



GENEROSOS (Porto)
Dacosta Special Reserve 2010
Dacosta Tawny
Dos Passos Tawny
Marques Campoalto Reserve Tawny

GENEROSOS (Madeira)
Madeira Malvasia Reserva 10 Anos

TINTO
DOC Douro 2008

BRANCO

ESPUMANTE
Marquês de Marialva Bruto Rosé Bairrada 2011


domingo, 14 de julho de 2013

Quinta da Alorna Colheita tardia 2010 (Branco)

Região: Tejo
Produtor: Quinta da Alorna
Castas: Fernão Pires
Custo: € 10,45 (Continente)
Álcool: 11 %
Código AVIN: AVIN5573284459918

Vertido na folha: Amarelo com nuances douradas. Aroma intenso, frutado, com notas cítricas lembrando toranja, mel. A boca segue o perfil mostrado ao nariz, corpo médio, com predominância do binómio doce/ácidez cítrica a acompanhar toda a prova e com afloramentos de avelã. O final pareceu-me relativamente curto. Beba-se bem fresco. 
Rolha: Natural, curta, bom estado, molhada apenas na base
Consumido: Abril 2013
Apreciação: Companheiro