Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Na altura em que escrevo estas linhas o Jumbo e o El Corte Inglés ainda não tinham começado as suas feiras. Assim que ocorrerem, farei a apreciação habitual. Vamos ao panorama geral:
A feira
denomina-se “Feira de Vinhos”. A apresentação dos vinhos no catálogo está
dividida por regiões vitivinícolas. Em cada uma das regiões é destacado um
enólogo, associado a uma das marcas constantes no catálogo. Tal como em anos
anteriores, verifica-se a inclusão de vinhos premiados Uva d’Ouro, um concurso
que, segundo o que está escrito, visa premiar a excelência dos vinhos que estão
disponíveis na rede de hipermercados do Grupo Sonae, que este ano vai na 6ª
edição. Os vinhos são apresentados por patamares de preço. A lista completa dos
premiados encontra-se aqui.
Tal como em
anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada,
mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama
média/baixa. Muitos vinhos têm preço promocional com indicação “Super Preço”. Dentro
destes há várias referências de vinhos que são vendidas em exclusivo no
Continente com preços promocionais com descontos até 70%. Geralmente estes
vinhos não valem o preço dito “normal” a que são vendidos. O preço justo acaba
por ser o preço final após a redução de preço. É uma questão de marketing e só
se deixa “enganar” quem quer. Se quiser experimentá-los, tem muito por onde
escolher. Talvez encontre alguma surpresa. Como vem sendo habitual, a imagem de
alguns vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os clientes
têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a
oferta é relativamente pequena.
Esteja
atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas
regiões vitivinícolas, geralmente ao fim-de-semana, promovendo descontos no
preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode conseguir
adquirir alguns vinhos de gama média ou média-alta nessa altura a preços mais convidativos.
A feira
denomina-se “Grande Escolha Vinhos & Sabores Portugal”. A novidade
principal deste ano é o “Programa de Qualidade a Toda a Prova”, iniciativa do
Pingo Doce em colaboração com o enólogo Frederico Vilar Gomes. O enólogo terá
tido um papel importante na escolha dos vinhos a incluir no catálogo uma vez
que, de acordo com o que é referido, fez uma prova cega de cerca de dois
milhares de vinhos aos quais atribuiu uma classificação entre 0 e 100 pontos.
Apenas os vinhos com mais de 80 pontos foram escolhidos para as campanhas do
Pingo Doce. No catálogo, os vinhos foram divididos em quatro categorias de apreciação,
desde o “Equilibrado” até ao “Extraordinário”. O catálogo inicia-se com uma
selecção de vinhos em três patamares de preço. A partir daí, a apresentação dos
vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são
destacados vinhos da marca Pingo Doce em cada região, acompanhados da
respectiva nota de prova. Há ainda um destaque para vinhos que harmonizam com produtos
à venda no supermercado. Todos os vinhos são apresentados com a classificação atribuída
pelo enólogo e com a indicação do desconto atribuído na campanha, que pode ir
até mais de 65 % (tal como referi no caso da feira do Continente, não se deixe enganar
pelos descontos avultados). Tal como na feira do Continente, a oferta de vinhos
do catálogo é relativamente diversificada, mas claramente marcada por vinhos da
chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Nalguns casos, a imagem de alguns
vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os clientes têm
noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é
relativamente pequena. Esteja atento que o Pingo Doce costuma dedicar semanas
ao longo do ano (fora da altura da campanha da Feira de Vinhos) a algumas
regiões vitivinícolas, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa
região (geralmente 25%). Pode conseguir adquirir alguns vinhos de gama média ou
média-alta nessa altura a preços mais convidativos.
A feira
denomina-se “Feira de Vinhos”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões
vitivinícolas, com destaque de um ou outro vinho por região. A oferta é diversificada
mas também marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa.
Um destaque especial é dado aos vinhos de marca própria, denominados “Selecção
de Enófilos”. Todos os vinhos são apresentados com a indicação do desconto
atribuído na campanha, que pode ir até 60 % (tal como no caso das feiras referidas
anteriormente, não se deixe enganar pelos descontos avultados) e não possuem
menção do ano de colheita. No final do catálogo tem acesso a cupões extra de
desconto na compra de determinados vinhos.
A Feira de
Vinhos, tal como tem sido habitual, intitula-se “O Vinho”. Os descontos podem ir até aos 40%. A
oferta de vinhos é diversificada situando-se, em termos de qualidade média das
propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. A
apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas,
sendo apresentados em primeiro lugar os vinhos brancos e depois os tintos. São
destacados alguns vinhos de cada uma das regiões, acompanhados por uma pequena
nota de prova. Existem ainda, como tem sido hábito, pequenos textos
introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins.
Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de
colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos da concorrência. No final
do catálogo vem já o habitual destaque para a oferta de vinhos estrangeiros. Um
aspecto negativo é a total ausência de vinhos da região dos Vinhos Verdes, tal
como já vem sido hábito. Não se compreende, mas deverá haver alguma razão para
isso.
A feira denomina-se “O melhor vinho é aquele que se partilha”. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada e dominada pelos vinhos de gama média/baixa, como é apanágio deste tipo de superfícies comerciais. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados, embora sem notas de prova. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo não contém o ano de colheita. Alguns vinhos são acompanhados do QR Code que remete para as fichas técnicas dos vinhos. Existe também a menção aos vinhos que podem ser degustados na loja. Quase no final do catálogo aparecem alguns vinhos premiados no “Concurso 2018 Vinhos de Portugal” e outros resultantes de pequenas produções. No final do catálogo aparecem os vinhos estrangeiros e os chamados “vinhos correntes”, bag-in-box incluídos. Existe também um pequeno destaque para vinhos espumantes e fortificados. Quem possuir cartão Jumbo Mais tem direito a 20% de desconto directo durante o período da campanha.
Tal como em
anos anteriores, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No
entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as
bolsas. Mais abaixo indico algumas sugestões de boas compras com indicação de
preço e locais de compra. Os vinhos encontram-se ordenados por preço e o valor
mais baixo encontra-se destacado. Uma última chamada de atenção para o facto de
haver também boas propostas de vinhos a bom preço nas superfícies comerciais e
que não constam nos catálogos da campanha. Os mais conhecedores deste meio
poderão fazer boas compras “fora do catálogo”. Convido o leitor a consultar
também a minha lista de “Boas Relações Satisfação/Preço”, uma lista mais geral
de vinhos que se encontram no mercado e que inclui aqueles que não se encontram
nos folhetos de Feira. Poderá encontrar aqui outras sugestões de boas compras. Para
quem quiser “outras coisas” já sabe que dificilmente as encontra nos
hipermercados. Terá que visitar as garrafeiras da especialidade…
Boas compras
e boas provas.
Sugestão de
compras (vinhos de catálogo):
Brancos
Adega de
Pegões Col. Selec. 2017 Alentejo (Jumbo,
Intermarché: 2,24 €; Continente:
2,49 €; Pingo Doce: 2,69 €)
Prova Régia
Arinto 2017 Lisboa (Jumbo: 2,69 €; Continente:
2,79 €)
João
Portugal Ramos Loureiro 2017 V. Verde (Continente:
2,99 €)
Porrais 2017
Douro (Pingo Doce: 2,99 €)
Beyra 2017
Beira Interior (Intermarché: 3,49 €)
Marquês de
Borba Colheita 2017 Alentejo (Continente:
3,59 €)
Grand'Arte
Chardonnay 2016 Lisboa (ElCorteInglés: 3,95
€)
Quinta dos
Roques 2016 Dão (ElCorteInglés: 3,95 €)
Planalto
Reserva 2017 Douro (Jumbo, Intermarché: 3,99 €; Continente, Pingo
Doce: 4,29 €)
Deu-la-Deu
Alvarinho 2017 V. Verde (Pingo Doce:
4,49 €)
Solto
Escolha 17 V. Verde (Continente: 4,49 €)
Muros
Antigos Escolha 2017 V. Verde (Continente:
4,89 €)
Muros
Antigos Loureiro Escolha V. Verde (Jumbo:
4,99 €)
Quinta da
Alorna Arinto/Chardonnay Reserva 2017 (ElCorteInglés, Jumbo: 5,49)
Cabo da Roca
Arinto Reserva 2016 (ElCorteInglés: 6,49)
Morgado de
Sta Catherina Reserva 2016 Bucelas (Jumbo:
6,89 €; Intermarché: 6,99 €; Continente,
ElCorteInglés: 7,69 €)
Contacto
Alvarinho 2017 V. Verde (Jumbo, Intermarché: 7,99 €)
Poliphonia
Reserva 2016 Alentejo (Pingo Doce: 8,99
€)
Quinta de
Saes Reserva 2016 Dão (ElCorteInglés: 9,55 €)
Esporão
Reserva 2017 Alentejo (Intermarché: 9,99
€; ElCorteInglés: 11,99 €; Continente: 14,99 €)
Monte da
Ravasqueira Reserva da Família 2016 Alentejo (ElCorteInglés: 9,99 €)
Vértice
Cuvée Espumante Douro (Intermarché:
12,99 €)
Tintos
Vale do Rico
Homem Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce:
2,99 €)
Morgado de
Silgueiros Reserva 2014 Dão (Pingo Doce:
3,15 €)
Colossal
Reserva 2015 Lisboa (Pingo Doce: 3,49 €)
Marquês de
Borba Colheita 2017 Alentejo (Continente,
ElCorteInglés: 3,59 €; Pingo Doce: 4,49 €; Intermarché: 4,79 €)
Ciconia
Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 3,99
€)
Lacrau Field
Blend 2015 Douro (ElCorteInglés:
3,99€)
Manz
Platónico 2016 Lisboa (ElCorteInglés:
3,99€)
Porrais 2014
Douro (Pingo Doce: 3,99 €)
Quinta do
Cardo 2016 Beiras (ElCorteInglés: 3,99€)
Reguengos
Reserva 2015 Alentejo (Pingo Doce: 4,19
€)
Adega de
Pegões Syrah 2015 Setúbal (Jumbo: 4,49 €)
Cabeça de
Toiro Reserva 2013 Tejo (Continente,
Jumbo, Pingo Doce, ElCorteInglés: 4,49 €)
Casa da
Passarella A Descoberta 2014 Dão (Continente,
Jumbo, Intermarché: 4,49 €)
Herdade S.
Miguel Col. Selec. 2016 Alentejo (Continente:
4,49 €)
Casa de
Santar 2014 Dão (Pingo Doce: 4,79 €)
Fiúza
Touriga Nacional 2015 Tejo (Jumbo: 4,85
€)
Adega de
Pegões Cabernet Sauvignom 2015 Setúbal (Continente:
4,99 €)
Adega de
Pegões Touriga Nacional 2015 Setúbal (Continente:
4,99 €)
Altano Bio
2016 Douro (Jumbo: 4,99 €)
Imprevisto
2016 Algarve (Intermarché: 4,99 €)
Vidigueira
Ato IV A Inspiração Syrah 2015 Alentejo (Jumbo:
4,99 €)
Adega de
Borba Premium 2015 Alentejo (Continente,
Pingo Doce, Jumbo: 5,49 €)
Cabriz
Reserva 2014 Dão (Continente, Pingo Doce,
Intermarché, ElCorteInglés: 5,99 €)
Dona Maria 2014
Alentejo (Intermarché: 6,49 €; Pingo
Doce: 6,69 €)
ZOM Reserva
2015 Douro (Jumbo: 6,49 €)
Vinha do
Carmo Signature 2016 Lisboa (Continente:
7,19 €)
Gáudio
Clássico 2014 Alentejo (ElCorteInglés: 8,49
€)
Herdade de
Portocarro 2014 Setúbal (Jumbo: 8,49 €)
Tiago Cabaço
Vinhas Velhas 2015 Alentejo (ElCorteInglés:
9,59 €)
Castello
d’Alba Vinhas Velhas Grande Reserva 2015 Douro (Continente, Jumbo, ElCorteInglés: 9,65 €)
Vila Santa
Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 9,75
€)
Fonte do
Ouro Reserva 2015 Dão (ElCorteInglés: 9,95)
Monte da
Ravasqueira Reserva 2014 Alentejo (Pingo
Doce: 9,99 €)
Herdade
Comporta Private Selection 2015 Setúbal (ElCorteInglés:
11,49 €)
Rubrica 2014
Alentejo (ElCorteInglés: 11,49 €)
Quinta dos
Murças Minas 2015 Douro (Continente:
12,49 €)
Monte da
Ravasqueira Vinha das Romãs 2014 Alentejo (Continente,
Jumbo, Pingo Doce: 13,49 €; Intermarché: 14,99 €)
Quinta da
Bacalhôa 2014 Setúbal (Jumbo: 14,99 €)
Fortificados
Alambre
Moscatel de Setúbal 2012 (Intermaché:
3,99 €; Continente; 4,29 €)
Venâncio da
Costa Lima Reserva da Família 5 Anos Moscatel Setúbal (Continente: 6,99 €)
Offley Porto
10 Anos (Continente: 8,99 €)
Cockburn’s
Porto LBV 2012 (Continente: 10,49 €)
Sem comentários:
Enviar um comentário