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segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Feiras Vinhos Supermercados 2018


Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Na altura em que escrevo estas linhas o Jumbo e o El Corte Inglés ainda não tinham começado as suas feiras. Assim que ocorrerem, farei a apreciação habitual. Vamos ao panorama geral:

A feira denomina-se “Feira de Vinhos”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas. Em cada uma das regiões é destacado um enólogo, associado a uma das marcas constantes no catálogo. Tal como em anos anteriores, verifica-se a inclusão de vinhos premiados Uva d’Ouro, um concurso que, segundo o que está escrito, visa premiar a excelência dos vinhos que estão disponíveis na rede de hipermercados do Grupo Sonae, que este ano vai na 6ª edição. Os vinhos são apresentados por patamares de preço. A lista completa dos premiados encontra-se aqui.
Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada, mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Muitos vinhos têm preço promocional com indicação “Super Preço”. Dentro destes há várias referências de vinhos que são vendidas em exclusivo no Continente com preços promocionais com descontos até 70%. Geralmente estes vinhos não valem o preço dito “normal” a que são vendidos. O preço justo acaba por ser o preço final após a redução de preço. É uma questão de marketing e só se deixa “enganar” quem quer. Se quiser experimentá-los, tem muito por onde escolher. Talvez encontre alguma surpresa. Como vem sendo habitual, a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente pequena.
Esteja atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, geralmente ao fim-de-semana, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode conseguir adquirir alguns vinhos de gama média ou média-alta nessa altura a preços mais convidativos.

A feira denomina-se “Grande Escolha Vinhos & Sabores Portugal”. A novidade principal deste ano é o “Programa de Qualidade a Toda a Prova”, iniciativa do Pingo Doce em colaboração com o enólogo Frederico Vilar Gomes. O enólogo terá tido um papel importante na escolha dos vinhos a incluir no catálogo uma vez que, de acordo com o que é referido, fez uma prova cega de cerca de dois milhares de vinhos aos quais atribuiu uma classificação entre 0 e 100 pontos. Apenas os vinhos com mais de 80 pontos foram escolhidos para as campanhas do Pingo Doce. No catálogo, os vinhos foram divididos em quatro categorias de apreciação, desde o “Equilibrado” até ao “Extraordinário”. O catálogo inicia-se com uma selecção de vinhos em três patamares de preço. A partir daí, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados vinhos da marca Pingo Doce em cada região, acompanhados da respectiva nota de prova. Há ainda um destaque para vinhos que harmonizam com produtos à venda no supermercado. Todos os vinhos são apresentados com a classificação atribuída pelo enólogo e com a indicação do desconto atribuído na campanha, que pode ir até mais de 65 % (tal como referi no caso da feira do Continente, não se deixe enganar pelos descontos avultados). Tal como na feira do Continente, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada, mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Nalguns casos, a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente pequena. Esteja atento que o Pingo Doce costuma dedicar semanas ao longo do ano (fora da altura da campanha da Feira de Vinhos) a algumas regiões vitivinícolas, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região (geralmente 25%). Pode conseguir adquirir alguns vinhos de gama média ou média-alta nessa altura a preços mais convidativos.

A feira denomina-se “Feira de Vinhos”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas, com destaque de um ou outro vinho por região. A oferta é diversificada mas também marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Um destaque especial é dado aos vinhos de marca própria, denominados “Selecção de Enófilos”. Todos os vinhos são apresentados com a indicação do desconto atribuído na campanha, que pode ir até 60 % (tal como no caso das feiras referidas anteriormente, não se deixe enganar pelos descontos avultados) e não possuem menção do ano de colheita. No final do catálogo tem acesso a cupões extra de desconto na compra de determinados vinhos.

A Feira de Vinhos, tal como tem sido habitual, intitula-se “O Vinho”. Os descontos podem ir até aos 40%. A oferta de vinhos é diversificada situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas, sendo apresentados em primeiro lugar os vinhos brancos e depois os tintos. São destacados alguns vinhos de cada uma das regiões, acompanhados por uma pequena nota de prova. Existem ainda, como tem sido hábito, pequenos textos introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins. Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos da concorrência. No final do catálogo vem já o habitual destaque para a oferta de vinhos estrangeiros. Um aspecto negativo é a total ausência de vinhos da região dos Vinhos Verdes, tal como já vem sido hábito. Não se compreende, mas deverá haver alguma razão para isso.


A feira denomina-se “O melhor vinho é aquele que se partilha”. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada e dominada pelos vinhos de gama média/baixa, como é apanágio deste tipo de superfícies comerciais. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados, embora sem notas de prova. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo não contém o ano de colheita. Alguns vinhos são acompanhados do QR Code que remete para as fichas técnicas dos vinhos. Existe também a menção aos vinhos que podem ser degustados na loja. Quase no final do catálogo aparecem alguns vinhos premiados no “Concurso 2018 Vinhos de Portugal” e outros resultantes de pequenas produções. No final do catálogo aparecem os vinhos estrangeiros e os chamados “vinhos correntes”, bag-in-box incluídos. Existe também um pequeno destaque para vinhos espumantes e fortificados. Quem possuir cartão Jumbo Mais tem direito a 20% de desconto directo durante o período da campanha.



Tal como em anos anteriores, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. Mais abaixo indico algumas sugestões de boas compras com indicação de preço e locais de compra. Os vinhos encontram-se ordenados por preço e o valor mais baixo encontra-se destacado. Uma última chamada de atenção para o facto de haver também boas propostas de vinhos a bom preço nas superfícies comerciais e que não constam nos catálogos da campanha. Os mais conhecedores deste meio poderão fazer boas compras “fora do catálogo”. Convido o leitor a consultar também a minha lista de “Boas Relações Satisfação/Preço”, uma lista mais geral de vinhos que se encontram no mercado e que inclui aqueles que não se encontram nos folhetos de Feira. Poderá encontrar aqui outras sugestões de boas compras. Para quem quiser “outras coisas” já sabe que dificilmente as encontra nos hipermercados. Terá que visitar as garrafeiras da especialidade…

Boas compras e boas provas.

Sugestão de compras (vinhos de catálogo):

Brancos
Adega de Pegões Col. Selec. 2017 Alentejo (Jumbo, Intermarché: 2,24 €; Continente: 2,49 €; Pingo Doce: 2,69 €)
Prova Régia Arinto 2017 Lisboa (Jumbo: 2,69 €; Continente: 2,79 €)
João Portugal Ramos Loureiro 2017 V. Verde (Continente: 2,99 €)
Porrais 2017 Douro (Pingo Doce: 2,99 €)
Beyra 2017 Beira Interior (Intermarché: 3,49 €)
Marquês de Borba Colheita 2017 Alentejo (Continente: 3,59 €)
Grand'Arte Chardonnay 2016 Lisboa (ElCorteInglés: 3,95 €)
Quinta dos Roques 2016 Dão (ElCorteInglés: 3,95 €)
Planalto Reserva 2017 Douro (Jumbo, Intermarché: 3,99 €; Continente, Pingo Doce: 4,29 €)
Deu-la-Deu Alvarinho 2017 V. Verde (Pingo Doce: 4,49 €)
Solto Escolha 17 V. Verde (Continente: 4,49 €)
Muros Antigos Escolha 2017 V. Verde (Continente: 4,89 €)
Muros Antigos Loureiro Escolha V. Verde (Jumbo: 4,99 €)
Quinta da Alorna Arinto/Chardonnay Reserva 2017 (ElCorteInglés, Jumbo: 5,49)
Cabo da Roca Arinto Reserva 2016 (ElCorteInglés: 6,49)
Morgado de Sta Catherina Reserva 2016 Bucelas (Jumbo: 6,89 ; Intermarché: 6,99 €; Continente, ElCorteInglés: 7,69 €)
Contacto Alvarinho 2017 V. Verde (Jumbo, Intermarché: 7,99 €)
Poliphonia Reserva 2016 Alentejo (Pingo Doce: 8,99 €)
Quinta de Saes Reserva 2016 Dão (ElCorteInglés: 9,55 €)
Esporão Reserva 2017 Alentejo (Intermarché: 9,99 €; ElCorteInglés: 11,99 €; Continente: 14,99 €)
Monte da Ravasqueira Reserva da Família 2016 Alentejo (ElCorteInglés: 9,99 €)
Vértice Cuvée Espumante Douro (Intermarché: 12,99 €)

Tintos
Vale do Rico Homem Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 2,99 €)
Morgado de Silgueiros Reserva 2014 Dão (Pingo Doce: 3,15 €)
Colossal Reserva 2015 Lisboa (Pingo Doce: 3,49 €)
Marquês de Borba Colheita 2017 Alentejo (Continente, ElCorteInglés: 3,59 €; Pingo Doce: 4,49 €; Intermarché: 4,79 €)
Ciconia Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 3,99 €)
Lacrau Field Blend 2015 Douro (ElCorteInglés: 3,99€)
Manz Platónico 2016 Lisboa (ElCorteInglés: 3,99€)
Porrais 2014 Douro (Pingo Doce: 3,99 €)
Quinta do Cardo 2016 Beiras (ElCorteInglés: 3,99€)
Reguengos Reserva 2015 Alentejo (Pingo Doce: 4,19 €)
Adega de Pegões Syrah 2015 Setúbal (Jumbo: 4,49 €)
Cabeça de Toiro Reserva 2013 Tejo (Continente, Jumbo, Pingo Doce, ElCorteInglés: 4,49 €)
Casa da Passarella A Descoberta 2014 Dão (Continente, Jumbo, Intermarché: 4,49 €)
Herdade S. Miguel Col. Selec. 2016 Alentejo (Continente: 4,49 €)
Casa de Santar 2014 Dão (Pingo Doce: 4,79 €)
Fiúza Touriga Nacional 2015 Tejo (Jumbo: 4,85 €)
Adega de Pegões Cabernet Sauvignom 2015 Setúbal (Continente: 4,99 €)
Adega de Pegões Touriga Nacional 2015 Setúbal (Continente: 4,99 €)
Altano Bio 2016 Douro (Jumbo: 4,99 €)
Imprevisto 2016 Algarve (Intermarché: 4,99 €)
Vidigueira Ato IV A Inspiração Syrah 2015 Alentejo (Jumbo: 4,99 €)
Adega de Borba Premium 2015 Alentejo (Continente, Pingo Doce, Jumbo: 5,49 €)
Cabriz Reserva 2014 Dão (Continente, Pingo Doce, Intermarché, ElCorteInglés: 5,99 €)
Dona Maria 2014 Alentejo (Intermarché: 6,49 €; Pingo Doce: 6,69 €)
ZOM Reserva 2015 Douro (Jumbo: 6,49 €)
Vinha do Carmo Signature 2016 Lisboa (Continente: 7,19 €)
Gáudio Clássico 2014 Alentejo (ElCorteInglés: 8,49 €)
Herdade de Portocarro 2014 Setúbal (Jumbo: 8,49 €)
Tiago Cabaço Vinhas Velhas 2015 Alentejo (ElCorteInglés: 9,59 €)
Castello d’Alba Vinhas Velhas Grande Reserva 2015 Douro (Continente, Jumbo, ElCorteInglés: 9,65 €)
Vila Santa Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 9,75 €)
Fonte do Ouro Reserva 2015 Dão (ElCorteInglés: 9,95)
Monte da Ravasqueira Reserva 2014 Alentejo (Pingo Doce: 9,99 €)
Herdade Comporta Private Selection 2015 Setúbal (ElCorteInglés: 11,49 €)
Rubrica 2014 Alentejo (ElCorteInglés: 11,49 €)
Quinta dos Murças Minas 2015 Douro (Continente: 12,49 €)
Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2014 Alentejo (Continente, Jumbo, Pingo Doce: 13,49 €; Intermarché: 14,99 €)
Quinta da Bacalhôa 2014 Setúbal (Jumbo: 14,99 €)

Fortificados
Alambre Moscatel de Setúbal 2012 (Intermaché: 3,99 €; Continente; 4,29 €)
Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 5 Anos Moscatel Setúbal (Continente: 6,99 €)
Offley Porto 10 Anos (Continente: 8,99 €)
Cockburn’s Porto LBV 2012 (Continente: 10,49 €)



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