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sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Feiras de Vinhos Supermercados 2015 | Continente, Jumbo, El Corte Inglés, Pingo Doce



Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Este ano não incluo a feira do Pingo Doce porque parece que não vai haver uma feira formal de vinhos. Nas últimas semanas tem havido, contudo, algumas promoções especiais em vinhos no folheto semanal “Esta Semana”, quer em descontos quer na modalidade “Leve 3, pague 2”. Não sei se será para manter. Este ano a feira do Continente começou uma semana mais tarde. A razão? Coisas do governo… O atraso do início das aulas numa semana levou a que a campanha do regresso às aulas durasse um pouco mais. Uma vez que os problemas da educação parecem estar todos resolvidos com o adiamento do início das aulas (no fundo, se adiassem o início das aulas sine die não haveria problemas na educação) e está tudo na paz do Senhor, vamos ao panorama geral das feiras dos vinhos:

Continente (29 de Setembro a 18 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos 2015: Bem-vindo à melhor Garrafeira do País”. Como é habitual, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região com pequenas notas de prova. Tal como o ano transacto, verifica-se a inclusão dos prémios Uva d’Ouro 2015 (Prémio Excelência e Prémio Melhor da Região), um concurso que visa premiar a excelência dos vinhos que estão disponíveis na rede de hipermercados do Grupo Sonae. Nas primeiras páginas encontram-se alguns dos vinhos premiados nas duas categorias. A lista completa encontra-se aqui. Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou gama média/baixa. Alguns vinhos têm preço promocional com indicação “Super Preço”. A novidade deste ano é que deixou de haver vinhos com preço promocional para os clientes com cartão. Os descontos democratizaram-se para a generalidade dos clientes com a designação “Super Preço”. Como vem sendo habitual, a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente pequena. Esteja atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, geralmente ao fim-de-semana, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de gama média nessa altura.



Jumbo (24 de Setembro a 09 de Outubro)
A feira denomina-se “Escolha grandes vinhos e ponha os preços à prova”. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados, embora sem notas de prova. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita. No final do catálogo aparecem os vinhos estrangeiros e os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos. Existe também um pequeno destaque para os vinhos de pequenas produções. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta também é relativamente pequena.



El Corte Inglés (25 de Setembro a 22 de Outubro)
A Feira de Vinhos, tal como em anos anteriores, intitula-se “O Vinho” e é aquela que decorre por um período de tempo mais alargado. A oferta de vinhos é diversificada situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Contudo, este ano parece-me que o número de vinhos no catálogo desceu relativamente a anos anteriores. Existem pequenos textos introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova. Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem hajam, por isso. No final do catálogo vem já o habitual destaque para a oferta de vinhos estrangeiros.



Em conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com indicação de preço e locais de compra. Tal como no ano anterior, além do local de aquisição com o preço mais baixo indico também o preço dos mesmos vinhos na concorrência (desde que figurem nos respectivos catálogos da campanha). Permite ao leitor ter uma ideia da variação de preços do mesmo vinho em superfícies comerciais diferentes. Como vem sendo habitual, a maior parte dos vinhos situa-se abaixo dos 5 euros, o que são boas notícias para o consumidor. Este é também um compromisso meu de fazer sugestões de vinhos que sejam, o mais possível, amigas da carteira…
Uma última chamada de atenção para o facto de haver também boas propostas de vinhos a bom preço nas superfícies comerciais e que não constam nos catálogos da campanha. Os mais conhecedores deste meio poderão fazer boas compras “fora do catálogo”. Convido o leitor a consultar também a minha lista de boas relações satisfação/preço. Para quem quiser “outras coisas” já sabe que dificilmente as encontra nos hipermercados e nas minhas listas. Terá que visitar as garrafeiras da especialidade e outras listagens…


Boas compras e boas provas.


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