Como é
habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes
superfícies comerciais. Este ano não incluo a feira do Pingo Doce porque parece
que não vai haver uma feira formal de vinhos. Nas últimas semanas tem havido,
contudo, algumas promoções especiais em vinhos no folheto semanal “Esta
Semana”, quer em descontos quer na modalidade “Leve 3, pague 2”. Não sei se
será para manter. Este ano a feira do Continente começou uma semana mais tarde.
A razão? Coisas do governo… O atraso do início das aulas numa semana levou a
que a campanha do regresso às aulas durasse um pouco mais. Uma vez que os
problemas da educação parecem estar todos resolvidos com o adiamento do início
das aulas (no fundo, se adiassem o início das aulas sine die não haveria problemas na educação) e está tudo na paz do
Senhor, vamos ao panorama geral das feiras dos vinhos:
Continente (29 de Setembro a 18 de
Outubro)
A feira
denomina-se “Vinhos 2015: Bem-vindo à melhor Garrafeira do País”. Como é
habitual, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões
vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região com pequenas
notas de prova. Tal como o ano transacto, verifica-se a inclusão dos prémios
Uva d’Ouro 2015 (Prémio Excelência e Prémio Melhor da Região), um concurso que
visa premiar a excelência dos vinhos que estão disponíveis na rede de
hipermercados do Grupo Sonae. Nas primeiras páginas encontram-se alguns dos
vinhos premiados nas duas categorias. A lista completa encontra-se aqui. Tal
como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente
diversificada mas claramente marcada por vinhos da chamada entrada de gama ou
gama média/baixa. Alguns vinhos têm preço promocional com indicação “Super
Preço”. A novidade deste ano é que deixou de haver vinhos com preço promocional
para os clientes com cartão. Os descontos democratizaram-se para a generalidade
dos clientes com a designação “Super Preço”. Como vem sendo habitual, a imagem
de alguns vinhos não é elucidativa, pelo que só presencialmente é que os
clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e
espumantes, a oferta é relativamente pequena. Esteja atento que o Continente
costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, geralmente
ao fim-de-semana, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região
(constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de
gama média nessa altura.
Jumbo (24 de Setembro a 09 de
Outubro)
A feira
denomina-se “Escolha grandes vinhos e ponha os preços à prova”. A oferta de
vinhos do catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama
média/baixa. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos no catálogo está
dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados, embora
sem notas de prova. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não
contém o ano de colheita. No final do catálogo aparecem os vinhos estrangeiros
e os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos. Existe também um
pequeno destaque para os vinhos de pequenas produções. Quanto a vinhos fortificados
e espumantes, a oferta também é relativamente pequena.
El Corte Inglés (25 de Setembro a 22
de Outubro)
A Feira de
Vinhos, tal como em anos anteriores, intitula-se “O Vinho” e é aquela que
decorre por um período de tempo mais alargado. A oferta de vinhos é diversificada
situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de
vinhos da concorrência. Contudo, este ano parece-me que o número de vinhos no
catálogo desceu relativamente a anos anteriores. Existem pequenos textos
introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo
Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova.
Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de
colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem
hajam, por isso. No final do catálogo vem já o habitual destaque para a oferta
de vinhos estrangeiros.
Em
conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No
entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as
bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com
indicação de preço e locais de compra. Tal como no ano anterior, além do local
de aquisição com o preço mais baixo indico também o preço dos mesmos vinhos na
concorrência (desde que figurem nos respectivos catálogos da campanha). Permite
ao leitor ter uma ideia da variação de preços do mesmo vinho em superfícies
comerciais diferentes. Como vem sendo habitual, a maior parte dos vinhos
situa-se abaixo dos 5 euros, o que são boas notícias para o consumidor. Este é
também um compromisso meu de fazer sugestões de vinhos que sejam, o mais
possível, amigas da carteira…
Uma última
chamada de atenção para o facto de haver também boas propostas de vinhos a bom
preço nas superfícies comerciais e que não constam nos catálogos da campanha.
Os mais conhecedores deste meio poderão fazer boas compras “fora do catálogo”.
Convido o leitor a consultar também a minha lista de boas relações satisfação/preço. Para quem quiser “outras coisas” já sabe que dificilmente as
encontra nos hipermercados e nas minhas listas. Terá que visitar as garrafeiras
da especialidade e outras listagens…
Boas compras
e boas provas.
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