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domingo, 29 de setembro de 2013

Feiras de Vinhos Supermercados 2013




Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Eis o panorama geral:

Continente (24 de Setembro a 13 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos e Aromas, a sedução dos sentidos”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região com pequenas notas de prova. Um destaque especial vai para os vinhos de marca própria, a gama Contemporal. Uma novidade deste ano é a inclusão dos prémios Uva d’Ouro 2013 (Prémio Excelência e Prémio Região) um concurso lançado em parceria pelo Continente, o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a rádio TSF que visou premiar a excelência dos vinhos que estão disponíveis na rede de hipermercados do Grupo Sonae. Nas primeiras páginas encontram-se alguns dos vinhos premiados nas duas categorias. A lista completa encontra-se aqui. Refira-se ainda a inclusão de uma página dedicada aos aromas do vinho e a inclusão de pequenas notas sobre algumas das castas mais emblemáticas. Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada por vinhos de entrada de gama. Alguns vinhos têm preço promocional para os clientes com cartão (15-75 %) e outros há também para a generalidade dos clientes (com indicação “Super Preço”). Mantém-se a ausência do ano de colheita na legenda da imagem dos vinhos. Como a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente pequena. Esteja atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, geralmente ao fim-de-semana, promovendo descontos no preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de gama média nessa altura.


Jumbo (20 de Setembro a 08 de Outubro)
A feira denomina-se “Rota dos Vinhos 2013”. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados com notas de prova, alguns deles com “Recomendação do Especialista” (neste caso, colaboradores do Jumbo). Refira-se ainda a inclusão de pequenas notas sobre algumas das castas mais emblemáticas e algumas dicas sobre o serviço/consumo/guarda de um vinho. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita. No final do catálogo aparecem os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos (no catálogo do ano anterior vinha logo a abrir o catálogo). Quem está a ser mais que espremido por este governo e bebe vinho como quem bebe água ou cerveja sem pensar muito no que está a beber pode ficar por aqui. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa.


Intermarché (17 a 30 de Setembro)
A Feira denomina-se precisamente… “Feira dos Vinhos”. Tal como as restantes cadeias de supermercados a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas com uma pequena introdução sobre cada região e contactos das diversas comissões vitivinícolas. Não existem notas de prova nem selos de recomendação, como havia na feira do ano anterior. Tal como no Continente e Jumbo, a legenda da imagem dos vinhos no catálogo não contém o ano de colheita e a oferta está centrada, essencialmente, nos vinhos de gama média/baixa. Uma novidade deste ano é um desconto de 25% em cartão a partir de 6 garrafas de vinho (não necessitam de ser do mesmo vinho) até ao limite de 36 garrafas por dia e por cartão.


Pingo Doce (20 de Setembro a 3 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos e Queijos”. Esta cadeia mantém-se fiel à política dos anos anteriores fazendo a proposta de levar mais vinhos pagando menos por preço de garrafa. Tal como no ano anterior, o consumidor tem a oportunidade de adquirir alguns vinhos nas modalidades “Leve 2 Pague 1”, “Leve 3 Pague 2” ou “Leve 4 Pague 3”.Este ano acrescentaram ainda o “Leve 3 Pague 1”. Foram criados selos com cores diferentes para uma mais fácil leitura da promoção, selos esses que estão colocados juntos aos respectivos vinhos. A oferta é, contudo, relativamente limitada com primazia para os vinhos de gama baixa. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita, tal como acontece no Continente, Jumbo e Intermarché. Ao contrário do ano anterior, o Pingo Doce não tem este ano a campanha em que oferecia descontos sobre o valor total da compra.


El Corte Inglés (27 de Setembro a 24 de Outubro)
A Feira de Vinhos, tal como em anos anteriores, intitula-se “O Vinho” e é aquela que decorre por um período de tempo mais alargado. A oferta de vinhos é bastante diversificada situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Existem textos introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova. Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem hajam, por isso. Como é habitual, nota-se um maior cuidado na preparação da campanha, relativamente à concorrência. É pena que os anos de colheita apresentados, em muitos casos, não serem os mais recentes. Problema de escoamento de vinhos dos anos anteriores?


Em conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com indicação de preço e local de compra . A maior parte dos vinhos situa-se abaixo dos 5 euros, o que convém tendo de conta o clima de crise em que vivemos.

Boas compras e boas provas.

Feiras de Vinhos Supermercados 2013 Propostas

3 comentários:

  1. Caro Paulo, Brilhante como sempre. A sistematização que faz luz na confusão que se tornaram as Feiras de Vinhos, onde por vezes nos querem fazer crer que todas as propostas são boas, quando muitas vezes as grandes superfícies só querem é "limpar a adega".

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