Como é
habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes
superfícies comerciais. Eis o panorama geral:
Continente
(25 de Setembro a 14 de Outubro)
A feira
denomina-se “Vinhos 2012”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida
por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região
com pequenas notas de prova. Um destaque especial vai para os vinhos de marca
própria, a gama Contemporal. Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do
catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada por vinhos de
entrada de gama. Alguns vinhos têm preço promocional para os clientes com
cartão. Mantém-se a ausência do ano de colheita na legenda da imagem dos vinhos.
Como a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, só presencialmente é que os
clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e
espumantes, a oferta é relativamente diminuta. Esteja atento que o Continente
costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas,
promovendo descontos adicionais no preço de todos os vinhos dessa região
(constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de
gama média nessa altura.
Folheto Continente
Folheto Continente
Jumbo (20 de
Setembro a 10 de Outubro)
A feira
denomina-se “Vinhos Portugal”. Tal como no Continente, a apresentação dos
vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos
aparecem destacados com notas de prova (uma diferença relativamente ao ano
anterior em que não havia notas de prova). A legenda da imagem dos vinhos no
catálogo também não contém o ano de colheita. Logo na entrada do catálogo
aparecem os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos. Quem está a ser
mais que espremido por este governo e bebe vinho como quem bebe água ou cerveja
sem pensar muito no que está a beber pode ficar por aqui. A oferta de vinhos do
catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa.
Folheto Jumbo
Folheto Jumbo
Intermarché (19 de Setembro a 2 de Outubro)
A Feira
denomina-se precisamente… “Feira de Vinhos”. Tal como as restantes cadeias de
supermercados a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões
vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos. No entanto, não existem
notas de prova. Alguns têm o selo de recomendação de Rodrigo Meneses, um
ex-concorrente do Master Chef Portugal e actual anfitrião do programa “Gosto de
Portugal” do canal 24 Kitchen. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo não
contém o ano de colheita. A oferta está centrada, essencialmente, nos vinhos de
gama baixa/média.
Folheto Intermarché
Folheto Intermarché
Pingo Doce
(25 de Setembro a 8 de Outubro)
Esta cadeia
mantém-se fiel à política dos anos anteriores fazendo a proposta de levar mais
vinhos pagando menos por preço de garrafa. Este ano a campanha chama-se “Leve
mais, pague menos” e o consumidor tem a oportunidade de adquirir alguns vinhos
nas modalidades “Leve 2 Pague 1”, “Leve 3 Pague 2” ou “Leve 4 Pague 3”. A
oferta é, contudo, relativamente limitada com primazia para os vinhos de gama
baixa. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de
colheita, tal como acontece no Continente e Jumbo. O Pingo Doce tem ainda outra
campanha em vigor com descontos até 25% sobre o total da compra: 15 % (entre
10-15€); 20 % (15-40 €); 25 % (acima de 40 €). Esta campanha não permite a
acumulação da promoção “Leve mais, pague menos”.
Folheto Pingo Doce
Folheto Pingo Doce
El Corte
Inglés (28 de Setembro a 25 de Outubro)
A Feira de
Vinhos, tal como em anos transactos, intitula-se “O Vinho”. A oferta de vinhos
é bastante diversificada situando-se, em termos de qualidade média das
propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Existem textos
introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo
Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova.
Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de
colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem
hajam, por isso. Como é habitual, nota-se um maior cuidado na preparação da
campanha, relativamente à concorrência.
Folheto El Corte Inglés
Folheto El Corte Inglés
Em conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com indicação de preço e local de compra para o preço mais baixo. A maior parte dos vinhos situa-se abaixo dos 5 euros, o que convém tendo de conta o clima de crise em que vivemos.
Boas compras
e boas provas.
Grande post!!
ResponderEliminarObrigado Paulo. Espero que este ano faça outro post destes.