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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Feiras de Vinhos Supermercados 2012




Como é habitual nesta altura do ano, estão a decorrer as Feiras de Vinhos das grandes superfícies comerciais. Eis o panorama geral:

Continente (25 de Setembro a 14 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos 2012”. A apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos em cada região com pequenas notas de prova. Um destaque especial vai para os vinhos de marca própria, a gama Contemporal. Tal como em anos anteriores, a oferta de vinhos do catálogo é relativamente diversificada mas claramente marcada por vinhos de entrada de gama. Alguns vinhos têm preço promocional para os clientes com cartão. Mantém-se a ausência do ano de colheita na legenda da imagem dos vinhos. Como a imagem de alguns vinhos não é elucidativa, só presencialmente é que os clientes têm noção do ano de colheita. Quanto a vinhos fortificados e espumantes, a oferta é relativamente diminuta. Esteja atento que o Continente costuma dedicar vários dias da campanha a algumas regiões vitivinícolas, promovendo descontos adicionais no preço de todos os vinhos dessa região (constantes no catálogo e não só). Pode valer a pena adquirir alguns vinhos de gama média nessa altura.

Folheto Continente

Jumbo (20 de Setembro a 10 de Outubro)
A feira denomina-se “Vinhos Portugal”. Tal como no Continente, a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas e alguns vinhos aparecem destacados com notas de prova (uma diferença relativamente ao ano anterior em que não havia notas de prova). A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita. Logo na entrada do catálogo aparecem os chamados “vinhos económicos”, bag-in-box incluídos. Quem está a ser mais que espremido por este governo e bebe vinho como quem bebe água ou cerveja sem pensar muito no que está a beber pode ficar por aqui. A oferta de vinhos do catálogo é diversificada mas também dominada pelos vinhos de gama média/baixa.

Folheto Jumbo

Intermarché (19 de Setembro a 2 de Outubro)
A Feira denomina-se precisamente… “Feira de Vinhos”. Tal como as restantes cadeias de supermercados a apresentação dos vinhos no catálogo está dividida por regiões vitivinícolas em que são destacados alguns vinhos. No entanto, não existem notas de prova. Alguns têm o selo de recomendação de Rodrigo Meneses, um ex-concorrente do Master Chef Portugal e actual anfitrião do programa “Gosto de Portugal” do canal 24 Kitchen. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo não contém o ano de colheita. A oferta está centrada, essencialmente, nos vinhos de gama baixa/média.

Folheto Intermarché

Pingo Doce (25 de Setembro a 8 de Outubro)
Esta cadeia mantém-se fiel à política dos anos anteriores fazendo a proposta de levar mais vinhos pagando menos por preço de garrafa. Este ano a campanha chama-se “Leve mais, pague menos” e o consumidor tem a oportunidade de adquirir alguns vinhos nas modalidades “Leve 2 Pague 1”, “Leve 3 Pague 2” ou “Leve 4 Pague 3”. A oferta é, contudo, relativamente limitada com primazia para os vinhos de gama baixa. A legenda da imagem dos vinhos no catálogo também não contém o ano de colheita, tal como acontece no Continente e Jumbo. O Pingo Doce tem ainda outra campanha em vigor com descontos até 25% sobre o total da compra: 15 % (entre 10-15€); 20 % (15-40 €); 25 % (acima de 40 €). Esta campanha não permite a acumulação da promoção “Leve mais, pague menos”.

Folheto Pingo Doce

El Corte Inglés (28 de Setembro a 25 de Outubro)
A Feira de Vinhos, tal como em anos transactos, intitula-se “O Vinho”. A oferta de vinhos é bastante diversificada situando-se, em termos de qualidade média das propostas, acima das feiras de vinhos da concorrência. Existem textos introdutórios sobre as várias regiões vitivinícolas a cargo de João Paulo Martins e alguns vinhos aparecem destacados com as respectivas notas de prova. Saliente-se a indicação nas legendas das imagens do vinho o respectivo ano de colheita, ao contrário do que acontece nos catálogos do concorrência. Bem hajam, por isso. Como é habitual, nota-se um maior cuidado na preparação da campanha, relativamente à concorrência.

Folheto El Corte Inglés

Em conclusão, as feiras de vinhos continuam a não ser muito entusiasmantes. No entanto, encontram-se boas propostas de vinhos a bom preço e para todas as bolsas. No link abaixo proporciono a já habitual lista das boas compras com indicação de preço e local de compra para o preço mais baixo. A maior parte dos vinhos situa-se abaixo dos 5 euros, o que convém tendo de conta o clima de crise em que vivemos.

Boas compras e boas provas.


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